Apostilas e Tutoriais

Windows Vista Imprimir E-mail
(24 votos, média: 4.29 de 5)
Escrito por Desconhecido   
Qua, 01 de Outubro de 2008 18:16

O Microsoft Windows Vista foi projetado para melhorar drasticamente a experiência dos usuários de computador - dos usuários domésticos, que usam seus computadores para navegar na Web, aos usuários corporativos, que precisam organizar e gerenciar grandes volumes de dados, passando por cientistas que executam análises matemáticas complexas. Conheça as novidades do sistema:

 Menu Iniciar

Quando começar a usar o Windows Vista, você reconhecerá elementos familiares, como o Menu Iniciar, que agora está mais rápido, mais simples e mais útil do que em versões anteriores do Windows. O menu Iniciar realiza pesquisa integrada na área de trabalho por meio de um novo recurso chamado Pesquisa Rápida, que pode ajudar você a encontrar e iniciar quase tudo no PC. Basta você digitar uma palavra, um nome ou uma frase, e a Pesquisa Rápida encontrará o arquivo certo. Mais do que isso, o novo menu Iniciar facilita muito a navegação por todos os aplicativos instalados no PC. Ao eliminar o lento modo de exibição em cascata de "Todos os Programas", o novo menu Iniciar permite que você inicie qualquer programa de forma rápida.

 

 Explorers

Embora sejam ferramentas avançadas, os novos Explorers são fáceis de usar. Essas ferramentas permitem trabalhar com arquivos no Windows Vista de forma consistente. Os Explorers fornecem mais informações e controle e, ao mesmo tempo, simplificam o trabalho com os arquivos. A experiência é fácil e consistente, quer você esteja procurando fotos e documentos, quer esteja usando o novo Painel de Controle.

 O novo Documento Explorer transforma o trabalho com arquivos em uma tarefa extremamente simples. Com o novo recurso Ícone Ativo, é possível localizar arquivos com mais rapidez e ver seu conteúdo sem precisar abrí-los.

Elementos importantes dos Explorers no Windows Vista foram criados para ajudar você a obter as informações que precisa no momento em que precisa. A Pesquisa Rápida está sempre disponível para ajudar você a encontrar arquivos imediatamente. O painel de navegação contém o novo recurso Pastas de Pesquisa encontrado no Windows Vista, bem como pastas tradicionais criadas por você no computador. As Barras de Comando só mostram as tarefas mais apropriadas para os arquivos em exibição. Com o novo recurso Ícones Ativos (miniaturas ajustáveis) usado em todo o Windows Vista, você pode ver a primeira página dos documentos, a imagem real de uma foto ou a arte do álbum de canções da sua coleção de música. Tudo isso, permite que você encontre exatamente o que está procurando.


  Digite palavras-chave na caixa Pesquisa Rápida no novo Painel de Controle para encontrar rapidamente a configuração correta do sistema.

 

 Windows Aero

O Windows Vista é o primeiro sistema operacional Windows a oferecer uma experiência do usuário que pode se ajustar normalmente aos recursos de hardware do computador no qual está instalado. Todos os computadores que atenderem aos requisitos mínimos de hardware verão a experiência de usuário do Windows Vista Basic, que fornece os benefícios dos recursos de interface aperfeiçoados mencionados anteriormente.


O Windows Vista Aero possui efeitos visuais espetaculares, como os elementos de interface transparentes.

O Windows Aero é um ambiente com um toque extra de sofisticação visual. Isso aumenta ainda mais a capacidade de acesso e gerenciamento, o que, por conseguinte, fornece um maior grau de clareza e confiança aos usuários do Windows.

 

 Miniaturas ativas da barra de tarefas

Se você posicionar o ponteiro do mouse sobre um item da barra de tarefas, será exibida uma miniatura ativa da janela, mostrando o conteúdo dessa janela. A miniatura ativa será exibida quer a janela esteja minimizada ou não, e independentemente de o conteúdo da janela ser um documento, uma foto, ou um vídeo ou um processo em execução. 

Para ver miniaturas dos itens da barra de tarefas, posicione o ponteiro do mouse sobre esses itens.

 

 Windows Flip e Windows Flip 3D

O Windows Vista possui dois recursos totalmente novos para gerenciar janelas: Windows Flip e Windows Flip 3D. O recurso Flip permite que você alterne entre janelas abertas (usando Alt+Tab) e fornece uma miniatura ativa de cada janela, em vez de apenas um nome de arquivo e um ícone genérico. As miniaturas ativas permitem identificar com rapidez a janela desejada, particularmente quando várias janelas do mesmo tipo estão abertas. Com o recurso Flip 3D, você pode usar a roda de rolagem do mouse para alternar entre janelas abertas em uma pilha, bem como localizar e selecionar com rapidez a janela em que deseja trabalhar.


Use o recurso Flip para exibir as janelas abertas e navegar entre elas.

 

Use o recurso Flip 3D para navegar pelas janelas abertas utilizando a roda de rolagem do mouse.

 

 Segurança 

O Windows Vista foi projetado para ser a versão mais segura do Windows. Com os novos recursos do Windows Vista, você poderá ter o controle e a segurança de que precisa para aproveitar ao máximo seu PC. O Windows Vista possui diversos recursos de segurança novos que, reunidos, destinam-se a tornar os PCs baseados no Windows Vista, bem como suas experiências online, mais seguros. As melhorias foram criadas para ajudar você a ter:

   • Um PC protegido contra vírus, worms, spywares e outros softwares potencialmente indesejados.
   • Uma experiência online mais segura para você e para sua família.
   • O poder de detectar quando o PC não está seguro, além do controle e do conhecimento necessários para melhorar a segurança.


 Controle de Conta de Usuário

O UAC (Controle de Conta de Usuário), um novo conjunto de recursos do Windows Vista, ajuda a atingir o equilíbrio entre a flexibilidade e o poder de uma conta de administrador e a segurança de uma conta de usuário padrão. Atividades como navegar na Web, enviar emails e usar programas de produtividade não exigem privilégios administrativos especiais. O Windows Vista permite que você execute essas atividades e seja produtivo usando contas de usuário padrão. Quando você quiser realizar uma tarefa administrativa, como a instalação de um novo programa, o Windows Vista solicitará que você confirme se deseja instalar o programa antes de permitir a execução dessa tarefa administrativa. Dessa forma, a utilização dos privilégios de administrador será minimizada, praticamente impedindo que malwares, como vírus, worms, spywares e outros softwares potencialmente indesejáveis, causem grande impacto no PC. O UAC também ajuda a proteger computadores familiares contra malwares. Freqüentemente, há malwares ocultos em programas atraentes para crianças. Para ajudar a proteger o computador, você pode criar contas de usuário padrão para seus filhos. Quando seu filho tentar instalar um software, o sistema solicitará uma senha de conta de administrador. Assim, seus filhos não poderão instalar programas novos sozinhos.

 

 Melhor proteção contra malware

Malwares, como vírus, worms, spywares e outros softwares potencialmente indesejados, podem causar muitos problemas, incluindo roubo de informações pessoais, redução do desempenho do PC e exibição de anúncios indesejados (como anúncios pop-up). Os efeitos de malwares variam de pequenas perturbações a problemas sérios que podem consumir bastante tempo e dinheiro.
A Microsoft acredita que a melhor abordagem para evitar malwares é usar segurança em camadas. O Windows Vista possui vários recursos de segurança que ajudam a impedir a instalação de malwares, e caso eles já estejam instalados, ajudam a localizá-los e a removê-los:
 

 

Os alertas de segurança permitem que você solucione rapidamente problemas que possam danificar o PC baseado no Windows Vista.

As Atualizações Automáticas e a Central de Segurança do Windows podem ajudar você a manter o PC atualizado com os patches de segurança mais recentes, e também podem avisar você sobre o momento certo de instalar uma atualização.

O firewall do Windows Vista protege você contra hackers, vírus e worms que tentam acessar seu computador pela Internet.

O Windows Defender oferece proteção contra spywares e outros softwares potencialmente indesejados.

A MSRT (Ferramenta de Remoção de Software Mal-Intencionado) verifica periodicamente se há vírus conhecidos no PC. (A MSRT não faz parte do Windows Vista, mas pode ser baixada gratuitamente no site da Microsoft.)


Além de usar esses recursos internos do Windows Vista, você deve manter a integridade do seu computador usando softwares antivírus, como o Windows OneCare, ou uma solução antivírus de um dos parceiros da Microsoft. Independentemente da opção que você escolher, lembre-se de atualizar o software antivírus regularmente. Em geral, essas atualizações são disponibilizadas por meio de uma inscrição do fornecedor do antivírus.

Juntas, essas ferramentas podem ajudar você a proteger o PC contra softwares mal-intencionados.


 Pesquisa no Desktop

Com o Windows Vista, você não precisa mais se lembrar onde armazenou cada arquivo. Em vez disso, você só precisa se lembrar de algo sobre o arquivo, como uma palavra contida em um documento, o intérprete de uma música ou a data em que uma fotografia foi tirada. Os recursos integrados e avançados de pesquisa no desktop ajudam você a encontrar rapidamente qualquer item em seu computador, sem precisar navegar pelas pastas. Por exemplo, no novo menu Iniciar, o procedimento para encontrar o arquivo desejado é tão simples quanto digitar uma palavra, uma frase, uma propriedade ou qualquer parte do nome de um arquivo na caixa Pesquisa Rápida incorporada.


Uma aparência nova, porém familiar, foi criada para o menu Iniciar do Windows Vista.

Para tornar a pesquisa ainda mais eficaz, o Windows Vista permite que você adicione ou edite propriedades de arquivo ou dados associados a um arquivo (por exemplo, uma palavra-chave em um documento, o intérprete de uma música ou o evento em que uma fotografia foi tirada) para facilitar a localização do arquivo no futuro. Por exemplo, você poderá adicionar a palavra-chave "formatura" quando salvar no computador as fotos tiradas em uma cerimônia de formatura. Depois, você só precisará pesquisar por "formatura" na caixa Pesquisa Rápida do menu Iniciar ou na Galeria de Fotos do Windows para que todas as fotografias relacionadas a formaturas sejam exibidas.


A Pesquisa Rápida está disponível em qualquer janela do Explorer; isso permitirá que você acesse suas informações facilmente sempre que precisar.

 

 Pastas de Pesquisa

O Windows Vista apresenta as Pastas de Pesquisa, uma nova e avançada ferramenta que facilita a localização e a organização de arquivos, onde quer que eles estejam no PC. A Pasta de Pesquisa é simplesmente uma pesquisa que você salvou. Abrir uma Pasta de Pesquisa faz com que a pesquisa salva seja instantaneamente executada, exibindo resultados atualizados imediatamente.
Por exemplo, você pode realizar uma pesquisa para todos os documentos criados por "João" que contenham a palavra "projeto". Essa pesquisa, intitulada "Autor João/Palavra-chave Projeto", é salva como uma Pasta de Pesquisa. Quando você abre essa pasta, a pesquisa é executada e os resultados são exibidos imediatamente. À medida que você adiciona mais arquivos cujo autor seja João e que contenham a palavra-chave "projeto", eles também serão exibidos na Pasta de Pesquisa junto com os outros arquivos correspondentes, independentemente do local onde tenham sido salvos no PC. É simples e rápido.


 Barra Lateral/Dispositivos do Windows

A Barra Lateral do Windows oferece acesso rápido a dispositivos, como apresentações de slides, controles do Windows Media Player ou manchetes de notícias. Escolha os dispositivos a serem exibidos na Barra Lateral do Windows.

 

 Dispositivos

Os dispositivos são mini aplicativos com uma grande variedade de possíveis utilizações. Eles podem se conectar a serviços da Web para fornecer informações climáticas, atualizações de notícias, mapas de trânsito, transmissões de rádio pela Internet e apresentações de slides de álbuns de foto online. Além disso, os dispositivos podem se integrar aos aplicativos para agilizar sua interação com eles. Por exemplo, um dispositivo pode oferecer uma exibição rápida de todos os contatos de mensagem instantânea, a visualização do dia atual no calendário ou uma maneira fácil de controlar o seu player de mídia. Os dispositivos também podem ter incontáveis finalidades dedicadas. Podem ser calculadoras, jogos, notas auto-adesivas, e muito mais.
O Microsoft Windows Vista é fornecido com um conjunto de dispositivos básicos. Você poderá baixar mais dispositivos em uma galeria online. Essa galeria hospeda dispositivos de vários desenvolvedores e oferece uma seleção extensa para atender a seus interesses.


 Barra Lateral do Windows

A Barra Lateral do Windows é um painel localizado ao lado da área de trabalho do Windows Vista que organiza dispositivos e permite que você os acesse com facilidade. A Barra Lateral do Windows é o complemento perfeito para monitores de tela ampla e também funciona normalmente em telas padrão. Você pode personalizar facilmente a Barra Lateral do Windows para interagir com ela do modo como achar melhor (você pode mantê-la sempre na parte superior da tela ou abaixo de janelas maximizadas). Você também pode remover os dispositivos da Barra Lateral do Windows e colocá-los em qualquer local da área de trabalho.


  Suspensão

O Windows Vista apresenta um novo estado de energia chamado Suspensão. No Windows XP, depois que o PC é desligado, leva muito tempo para ativá-lo novamente. O novo estado Suspensão do Windows Vista combina a velocidade de Em Espera com os recursos de proteção de dados e o baixo consumo de energia de Hibernar. Reiniciar o uso quando o PC está no estado Suspensão leva apenas de 2 a 3 segundos. Você poderá desligar e reiniciar o computador com menos freqüência se usar o novo estado Suspensão. Basta um clique para não apenas reduzir o consumo de energia, mas também proteger melhor os dados.

 Suspensão em PCs de mesa

O modo de funcionamento do estado Suspensão é diferente nos desktops e nos laptops baseados no Windows Vista. Quando você desliga um computador desktop baseado no Windows Vista, todos os documentos, aplicativos e dados que estão sendo usados são salvos em dois locais. Em primeiro lugar, eles são salvos na memória, ou RAM, onde podem ser rapidamente acessados (no Windows XP, isso era chamado de Em Espera). Simultaneamente, as informações são salvas no disco rígido do computador (no Windows XP, isso era chamado de Hibernar). No estado Suspensão, o Windows Vista salva as informações do usuário atual na memória e no disco rígido ao mesmo tempo.

No estado Suspensão, o Windows Vista usa os dados salvos na memória para ajudar você a reiniciar com mais rapidez após longos períodos de inatividade. Basta mover o mouse ou pressionar qualquer tecla do teclado e o computador será reinicializado em segundos.
O estado Suspensão usa os dados salvos no disco rígido para protegê-lo em caso de queda de energia. Quando você reinicia o uso do desktop após uma falha de energia, o Windows Vista é reinicializado rapidamente a partir do estado Suspensão com a utilização dos dados salvos no disco; todos os dados e aplicativos são mantidos intactos.

 Suspensão em laptops

Em laptops, para entrar no estado Suspensão, você deve pressionar o botão para ligar/desligar ou fechar a tampa do laptop. Os dados são salvos na memória, o que permite que você reinicie o uso com mais rapidez. À medida que a carga da bateria vai chegando ao fim, o Windows Vista transfere os dados para o disco a fim de mantê-los seguros. O Windows Vista permite que você reinicie o uso do computador de modo mais rápido e confiável do que as versões anteriores do Windows.
 

 Turboexecução

A Turboexecução, um novo recurso do Windows Vista, permite que aplicativos e arquivos sejam carregados com muito mais rapidez do que em computadores baseados no Windows XP. Em versões anteriores do Windows, a capacidade de resposta do sistema era irregular. Talvez você tenha presenciado a lentidão após inicializar a máquina, executar uma troca rápida de usuário ou até mesmo almoçar. Da mesma forma como o excesso de carboidratos reduz sua produtividade depois do almoço, há várias causas para a redução da produtividade do computador. Quando você não usa o computador de modo ativo, tarefas em segundo plano, incluindo aplicativos como backup automático e software antivírus, aproveitam essa oportunidade para serem executadas, pois esse é um período em que provavelmente elas não perturbarão você. Essas tarefas em segundo plano podem ocupar o espaço usado pelos aplicativos na memória do sistema. Depois que você começar a usar o PC novamente, poderá levar algum tempo para que os dados sejam recarregados na memória, o que reduzirá o desempenho.
A Turboexecução, uma nova tecnologia do Windows Vista, detecta quais aplicativos você usa mais e pré-carrega esses aplicativos na memória para que a capacidade de resposta do sistema seja maior quando você inicializar o sistema pela primeira vez ou quando alternar para outro perfil de usuário. A tecnologia Turboexecução utiliza um esquema de priorização inteligente que detecta quais aplicativos você usa com mais freqüência e consegue até mesmo saber qual é a probabilidade de você usar determinados aplicativos em determinados momentos (por exemplo, no fim de semana ou durante a semana). Desse modo, o computador estará pronto para fazer o que você quer que ele faça. A Turboexecução também pode priorizar seus aplicativos em relação às tarefas em segundo plano; portanto, quando você retornar à máquina após deixá-la inativa por um período, sua capacidade de resposta ainda será boa.


 Dispositivos de memória externa

A adição de memória do sistema (RAM) quase sempre é a melhor maneira de aprimorar o desempenho do PC. Mais memória significa que mais aplicativos estão prontos para serem executados sem que seja preciso acessar o disco rígido. No entanto, nem sempre é fácil atualizar a memória. Você deve saber de que tipo de memória precisa, comprar a memória e abrir o computador para instalá-la, o que às vezes pode invalidar o contrato de suporte. Além disso, algumas máquinas têm recursos limitados de expansão de memória, o que impede que você adicione RAM.
O Windows Vista apresenta um novo conceito de adição de memória a sistemas. Você pode usar as unidades flash USB como EMDs (External Memory Devices) para estender a memória do sistema e melhorar o desempenho sem abrir a máquina. O computador pode acessar a memória de um dispositivo EMD com muito mais rapidez do que pode acessar dados no disco rígido, o que melhora o desempenho do sistema. Quando combinado com a tecnologia Turboexecução, isso pode ajudar a aumentar significativamente a capacidade de resposta do sistema.
A tecnologia EMD é confiável e segura. Você pode remover um EMD a qualquer momento sem perder dados nem causar um impacto negativo no sistema. No entanto, se você remover o EMD, seu desempenho retornará ao nível em que estava sem o dispositivo. O excesso de uso da unidade USB não é um problema quando você utiliza EMD. Um algoritmo exclusivo otimiza padrões de uso, para que um dispositivo USB possa ser executado como um EMD por muitos anos, mesmo quando for muito utilizado. Por fim, os dados no EMD são criptografados para impedir o acesso inadequado quando o dispositivo é removido.


 Disco Rígido Híbrido

Um Disco Rígido Híbrido é um novo tipo de disco rígido com um buffer de memória flash não volátil integrado. Se sua máquina estiver equipada com um Disco Rígido Híbrido, o Windows Vista aproveitará esse hardware para inicializar, hibernar e reiniciar o uso com mais rapidez. A tecnologia de Disco Rígido Híbrido também pode aprimorar a confiabilidade do sistema e aumentar a vida útil da bateria.
A unidade híbrida destina-se a Mobile PCs com o Windows Vista. Os dados são gravados na memória flash, o que reduz o trabalho do disco rígido mecânico e economiza a carga da bateria. A unidade híbrida permite que o Windows Vista reinicie o uso a partir do estado Suspensão com mais rapidez, pois os dados podem ser restaurados da memória flash mais rapidamente do que do disco rígido mecânico. Além disso, como o disco rígido mecânico não está em funcionamento quando você está no estado Suspensão com o Disco Rígido Híbrido, há menos risco de ocorrerem problemas de hardware com o disco rígido quando você está em trânsito. O Windows Vista aproveita os Discos Rígidos Híbridos para economizar a carga da bateria, reiniciar com mais rapidez o uso a partir da hibernação e aumentar a confiabilidade.


 Restauração do Sistema

O recurso Restauração do Sistema foi apresentado no Windows XP para permitir que as pessoas restaurassem o estado anterior de seus computadores sem perder arquivos de dados pessoais (por exemplo, arquivos gráficos, emails e documentos do Microsoft Office Word). Com a Restauração do Sistema você não precisa se preocupar em criar instantâneos do sistema, pois ela cria automaticamente pontos de restauração facilmente identificáveis, que podem ser usados para restaurar o estado anterior do sistema. Os pontos de restauração são criados em eventos significativos do sistema (como quando você instala aplicativos ou drivers) e também periodicamente (todos os dias). Você também pode criar e nomear pontos de restauração sempre que desejar.
No Windows XP, a Restauração do Sistema é baseada em um filtro que observa alterações ocorridas em arquivos que possuam um determinado conjunto de extensões e copia os arquivos antes que eles sejam substituídos. Se enfrentar algum problema, você poderá reverter os arquivos de sistema e o Registro para os de uma data anterior, quando o sistema funcionava corretamente.
No Windows Vista, a Restauração do Sistema permite a recuperação de uma variedade maior de alterações, em relação ao Windows XP. O sistema de filtragem de arquivos da restauração do sistema usada em versões anteriores do Windows foi substituído por uma nova abordagem: agora, quando um ponto de restauração é solicitado, é criada uma cópia de sombra do arquivo ou da pasta. A cópia de sombra é essencialmente uma versão anterior do arquivo ou da pasta em um ponto específico. O Windows Vista pode solicitar pontos de restauração automaticamente ou quando você pedir. Quando o sistema precisa ser restaurado, arquivos e configurações são copiados da cópia de sombra para o volume ativo usado pelo Windows Vista. Isso melhora a integração com outros aspectos de backup e de recuperação e torna a Restauração do Sistema ainda mais fácil de usar.


 Backup do Windows

O Windows Vista ajuda a fazer backup das configurações, dos arquivos e dos aplicativos do PC quando e como você desejar, com a facilidade do agendamento automatizado.
O Windows Vista fornece uma experiência de backup mais abrangente e ainda mais fácil de usar do que o utilitário básico de backup do Windows XP. O novo recurso Backup do Windows oferece mais opções de armazenamento para as informações de backup. Você pode optar por fazer backup em CD-ROM, em DVD-ROM, em disco rígido externo conectado ao PC por USB ou IEEE 1394, em outro disco rígido do PC ou em outro PC ou servidor conectado à rede.
No Windows Vista o processo de backup é ainda mais fácil do que no Windows XP. Você não precisa mais se lembrar de fazer o backup dos dados regularmente. Você pode usar um simples assistente para agendar quando e onde o backup deve ser feito.
É claro que o backup é tão útil quanto a experiência de recuperação, cujos escopo e grau de utilidade foram expandidos no Windows Vista. O assistente ajuda você a selecionar os arquivos e as pastas a serem restaurados e solicita uma mídia de restauração. Em seguida, ele restaura os arquivos selecionados.


 Cópia de Sombra de Volume

Você já salvou dados acidentalmente sobre um arquivo no qual estava trabalhando? A exclusão ou a modificação acidental de arquivos é um motivo comum de perda de dados. O Windows Vista contém outra inovação útil para ajudar você a proteger seus dados: a Cópia de Sombra de Volume. A Cópia de Sombra de Volume cria automaticamente cópias do estado atual dos arquivos à medida que você trabalha, para que você possa recuperar de forma rápida e fácil versões de um documento acidentalmente excluído.


 Central de Redes

Com a Central de Redes (local centralizado para todas as suas necessidades de rede), o Windows Vista coloca você no controle de sua experiência na rede. A Central de Redes informa você sobre a rede com a qual o computador está conectado e verifica se ela pode acessar a Internet. As informações são apresentadas em um resumo no Mapa da Rede para que você possa ver imediatamente sua conectividade com a rede e com a Internet. Se um PC da rede perder conectividade com a Internet, você poderá ver graficamente se o link está inativo, e usar o recurso Diagnósticos de Rede para determinar a causa do problema e obter uma sugestão para a solução.


Verifique o status da conexão, veja sua rede de forma gráfica ou solucione um problema de conexão na Central de Redes.


A Central de Redes também permite que você se conecte rapidamente a outras redes disponíveis ou crie conexões totalmente novas. É possível ver e definir as configurações de rede mais importantes em um único local. Para configurações menos acessadas, a Central de Redes fornece links diretos para que você possa encontrar com facilidade aquilo que está procurando.


A Central de Redes também permite que você conecte de casa a rede de seu local de trabalho.


Quando estiver em casa, você poderá se conectar facilmente ao seu local de trabalho usando a Central de Redes.

 

 Configuração de Rede

Com o Windows Vista, configurar uma rede entre vários PCs e dispositivos (inclusive impressoras, players de música e sistemas de jogos) é uma tarefa fácil e simples. O Assistente para Configuração de Rede permite que você configure redes com ou sem fio identificando dispositivos de rede sem configuração e adicionando-os à rede. O Assistente para Configuração de Rede também automatiza o processo de inclusão de novos dispositivos na rede. Ele gera automaticamente configurações seguras para manter a rede protegida contra invasores.
As configurações de rede também podem ser salvas em uma unidade flash USB portátil; isso torna a inclusão de PCs e dispositivos na rede um processo rápido e fácil. Basta inserir a unidade flash USB em um PC ou em um dispositivo e ela irá ler os dados automaticamente e se preparar para se associar à rede. O compartilhamento de arquivos e impressoras também pode ser facilmente habilitado em cada PC da rede por meio do Assistente para Configuração de Rede. Dessa forma, você poderá compartilhar documentos, fotos, músicas e outros arquivos na rede.


 Network Explorer

Depois que a rede for configurada, você precisará ter facilidade para procurar conteúdo nos PCs, nos dispositivos e nas impressoras da rede. O novo Network Explorer do Windows Vista permite compartilhar arquivos e aproveitar a conectividade oferecida por uma rede. Ele apresenta uma exibição de todos os PCs, dispositivos e impressoras da rede e é significativamente mais rápido e confiável do que Meus Locais de Rede do Windows XP. O Network Explorer pode até mesmo usar ícones representativos personalizados para dispositivos diferentes (quando habilitado pelos fabricantes). Você também pode interagir diretamente com dispositivos selecionados (por exemplo, você pode ajustar configurações ou controlar a reprodução de músicas).

 

Crie redes para compartilhar arquivos, impressoras e outros dispositivos.

 

 Mapa da Rede

Quando as pessoas possuem vários computadores e dispositivos em uma rede, com uma combinação de conexões com e sem fio, pode ser difícil compreender como tudo está conectado. O Windows Vista fornece um novo recurso chamado Mapa da Rede que mostra uma exibição gráfica fácil de entender de tudo o que está na rede, bem como o modo de conexão. Isso ajuda você a otimizar a rede para obter o melhor desempenho e para localizar os eventuais problemas com facilidade.


Mapa da Rede em um ambiente doméstico mostrando uma conexão interrompida com um roteador sem fio. 

 

 Redes sem fio

O Windows Vista aprimora a experiência com redes sem fio de várias maneiras. O novo recurso Reconhecimento de Rede permite que os aplicativos reconheçam as alterações dos recursos da rede e os mantém otimizados para essas alterações. Os dados também estarão mais seguros com o suporte avançado aos protocolos mais recentes de segurança sem fio, inclusive WPA2. O Windows Vista impede que você se conecte a redes sem fio fraudulentas que parecem pontos de acesso legítimos, mas não são. O Windows Vista também fornece uma maneira fácil de criar redes sem fio ad-hoc para a utilização de aplicativos ponto a ponto, como o compartilhamento de arquivos e a colaboração de aplicativos.


 Reconhecimento de Rede

O Reconhecimento de Rede permite reportar aos aplicativos alterações ocorridas na conectividade de rede. Dessa forma, a experiência de conexão será mais descomplicada. Se você se conectar a redes diferentes, a alteração será comunicada aos aplicativos para os quais o Reconhecimento de Rede oferece suporte. Em seguida, esses aplicativos poderão executar as ações adequadas para a conexão com essa rede. Por exemplo, quando alterna entre a rede do seu escritório residencial e a rede corporativa, você pode definir configurações de firewall para abrir as portas necessárias para permitir o uso de ferramentas de gerenciamento de TI. A Diretiva de Grupo detectará a reconexão com a rede corporativa e iniciará automaticamente o processamento de alterações de diretiva, em vez de aguardar pelo próximo ciclo de detecção.


 Windows SideShow 

Se você usa um computador laptop, sabe que inicializá-lo apenas para verificar uma mensagem, ou procurar um endereço ou um telefone nem sempre é prático.
A tecnologia do Windows Vista SideShow permitirá que os fabricantes de laptops incluam um vídeo secundário ou auxiliar em futuros designs de laptop. Esse vídeo poderá ser usado para exibir as informações críticas necessárias, quer o laptop esteja ligado, desligado ou no modo suspenso. A praticidade oferecida por esses vídeos auxiliares economizará tempo e vida útil da bateria, permitindo que você exiba rapidamente horários de reuniões, telefones, endereços e mensagens de email recentes, sem precisar inicializar o laptop.


Acesse rapidamente informações importantes necessárias, como compromissos, emails críticos ou notas, sem ligar o laptop, usando o Windows SideShow.

A plataforma Windows Vista SideShow também permitirá que fabricantes de hardware criem vídeos auxiliares em uma ampla gama de dispositivos periféricos, como teclados, maletas com vídeos de cristal líquido, controles remotos e telefones celulares. Esses dispositivos poderão exibir as informações recebidas de um PC baseado no Windows Vista, o que conferirá ainda mais praticidade à utilização diária do computador.

Gerencie facilmente as informações que deseja exibir nos dispositivos habilitados para o Windows SideShow.

 

 Ajuda e Comentários

Contendo vários recursos destinados a simplificar a resolução de problemas, o Windows Vista foi projeto para fornecer uma melhor auto-ajuda e para aprimorar ferramentas centralizadas para profissionais de suporte.
O próprio Windows Vista detecta, diagnostica e ajuda você a responder a problemas comuns. Mas quando ocorrem incidentes que necessitam de suporte, o Windows Vista fornece ferramentas e recursos de suporte centralizados que ajudam a diagnosticar e a solucionar os problemas rapidamente.
No Windows Vista, a Assistência Remota foi otimizada para a empresa. Agora, esse recurso apresenta desempenho mais ágil, ferramentas de diagnóstico internas e capacidade de auxiliar usuários em casa, em trânsito ou de um local remoto.

A Assistência Remota atualizada permite que você obtenha a ajuda necessária no momento em que ela é necessária.

 

 Windows Update

O Windows Update ajuda a manter o computador atualizado e mais seguro, fornecendo atualizações do software Microsoft Windows Vista. Você pode configurar o Windows Update para baixar e instalar atualizações automaticamente. Basta “configurar e esquecer”.
No Windows Vista, os recursos do Windows Update estão além dos recursos disponíveis no Windows XP; eles tornam a atualização mais fácil e menos problemática.

A personalização das configurações e das ações do Windows Update simplifica as atualizações e fornece flexibilidade quando essas atualizações ocorrem.

Mais facilidade
 • Fornecimento automático de atualizações importantes e recomendadas: no Windows Vista, o Windows Update pode baixar e instalar atualizações importantes e recomendadas automaticamente. Nas versões anteriores, apenas as atualizações classificadas como “importantes” podiam ser instaladas automaticamente; as demais atualizações disponíveis precisavam ser selecionadas e baixadas manualmente.
 • Consistência aprimorada: no Windows Vista, a interface do usuário é a mesma, quer você esteja usando o computador doméstico ou o computador corporativo atualizado por meio de uma solução de gerenciamento do software Windows.


Menos interrupções
 • Atualizações mais simples: quando uma atualização se aplica a um arquivo em uso, o Windows Vista pode salvar os dados do aplicativo, fechar o aplicativo, atualizar o arquivo e, em seguida, reiniciar o aplicativo.
 • Maior flexibilidade: no Windows Vista, a atualização ocorre em segundo plano ou pode ser agendada para um horário que seja conveniente para você. Se uma atualização exigir que o computador seja reinicializado para que a instalação seja concluída, você poderá agendá-la para um horário normal. Você também poderá adiar uma reinicialização previamente agendada até concluir o trabalho atual.
 

 Central de Sincronização

A nova Central de Sincronização do Windows Vista é um local onde você pode gerenciar a sincronizações de dados em diversos cenários: entre vários PCs, entre servidores de rede e PCs, e com os dispositivos conectados ao PC
Até agora, não havia uma maneira fácil de gerenciar todas essas relações de sincronização individuais; você sempre tinha uma experiência fragmentada, que dependia de fontes de dados ou dispositivos específicos. A nova Central de Sincronização ajuda você a iniciar uma sincronização manual, interromper uma sincronização em andamento, ver o status das atividades de sincronização atuais e receber notificações para solucionar conflitos.


Use a nova Central de Sincronização para gerenciar a sincronização de seus dados com outros PCs ou com os dispositivos conectados ao seu PC.

Embora ofereça uma experiência de sincronização unificadora, a Central de Sincronização não incorpora as ferramentas ou as funcionalidades de sincronização fornecidas por aplicativos de terceiros.

 


Edições e Requisitos

 

Windows Vista Home Basic

 Requisitos de sistema recomendado:
• Processador de 1 GHz, 32 bits (x86) ou 64 bits (x64)
• 512 MB de memória do sistema
• Disco rígido de 20 GB com pelo menos 15 GB de espaço livre
• Suporte aos gráficos DirectX 9 e memória para gráficos de 32 MB
• Unidade de DVD-ROM
• Saída de áudio

 Requisitos mínimos de sistema aceitos:
• Processador de 800 MHz e 512 MB de memória do sistema
• Disco rígido de 20 GB com pelo menos 15 GB de espaço livre
• Suporte para gráficos Super VGA
• Unidade de CD-ROM

 

 Windows Vista Home Premium

 Requisitos de sistema recomendado:
• Processador de 1 GHz, 32 bits (x86) ou 64 bits (x64)
• 1 GB de memória do sistema
• Disco rígido de 40 GB com pelo menos 15 GB de espaço disponível
• Suporte para gráficos DirectX 9 com:
   o Driver WDDM
   o 128 MB de memória gráfica (mínimo)
   o Pixel Shader 2.0 em hardware
   o 32 bits por pixel
• Unidade de DVD-ROM
• Saída de áudio

 Requisitos adicionais para o uso de certos recursos:
• Placa sintonizadora de TV requerida para funcionalidade de TV (controle
remoto compatível opcional)
• A Tecnologia Windows Tablet and Touch requer um Tablet PC ou uma
tela sensível ao toque

 Requisitos mínimos de sistema aceitos:
• Processador de 800 MHz e 512 MB de memória do sistema
• Disco rígido de 20 GB com pelo menos 15 GB de espaço livre
• Suporte para gráficos Super VGA
• Unidade de CD-ROM

 

Windows Vista Business

 Requisitos de sistema recomendado:
• Processador de 1 GHz, 32 bits (x86) ou 64 bits (x64)
• 1 GB de memória do sistema
• Disco rígido de 40 GB com pelo menos 15 GB de espaço disponível
• Suporte para gráficos DirectX 9 com:
   o Driver WDDM
   o 128 MB de memória gráfica (mínimo)
   o Pixel Shader 2.0 em hardware
   o 32 bits por pixel
• Suporte para gráficos DirectX 9 com:
• Unidade de DVD-ROM
• Saída de áudio

 Requisitos adicionais para o uso de certos recursos:
• A Tecnologia Windows Tablet and Touch requer um Tablet PC ou uma
tela sensível ao toque

 Requisitos mínimos de sistema aceitos:
• Processador de 800 MHz e 512 MB de memória do sistema
• Disco rígido de 20 GB com pelo menos 15 GB de espaço livre
• Suporte para gráficos Super VGA
• Unidade de CD-ROM

 

Windows Vista Ultimate

 

 

 Requisitos de sistema recomendado:
• Processador de 1 GHz, 32 bits (x86) ou 64 bits (x64)
• 1 GB de memória do sistema
• Disco rígido de 40 GB com pelo menos 15 GB de espaço disponível
• Suporte para gráficos DirectX 9 com:
   o Driver WDDM
   o 128 MB de memória gráfica (mínimo)
   o Pixel Shader 2.0 em hardware
   o 32 bits por pixel
• Processador de 1 GHz, 32 bits (x86) ou 64 bits (x64)
• Unidade de DVD-ROM
• Saída de áudio

 Requisitos adicionais para o uso de certos recursos:
• Placa sintonizadora de TV requerida para funcionalidade de TV (controle
remoto compatível opcional)
• A Tecnologia Windows Tablet and Touch requer um Tablet PC ou uma
tela sensível ao toque
• A Criptografia de Unidade do Windows BitLocker requer uma unidade
flash USB e um sistema com chip TPM 1,2

 Requisitos mínimos de sistema aceitos:
• Processador de 800 MHz e 512 MB de memória do sistema
• Disco rígido de 20 GB com pelo menos 15 GB de espaço livre
• Suporte para gráficos Super VGA
• Unidade de CD-ROM

 

 

Publicidade

Quem está online...

Nós temos 25 visitantes online

[+]
  • Increase font size
  • Decrease font size
  • Default font size